O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) foi um dos pioneiros no país e é, atualmente, um dos mais importantes festivais com temática ambiental do mundo, além de ser um dos mais relevantes projetos culturais desenvolvidos pelo Governo de Goiás, por meio da Secult.
O Fica nasceu com a motivação de fomentar a produção de cinema, tornar-se referência no debate das questões ambientais e propagar as potencialidades de Goiás para o cenário internacional. Idealizado por Luiz Felipe Gabriel, Jaime Sautchuk, Adnair França e Luís Gonzaga, o festival teve sua primeira edição realizada em 1999, tendo como coordenador-geral, o cineasta João Batista de Andrade.
O evento exibe e premia filmes, cuja temática é a relação entre o ser humano e a natureza. Durante seus 22 anos, o Fica teve como palco a Cidade de Goiás, patrimônio cultural da humanidade há duas décadas, e consolidou-se como referência de cinema ambiental em todo o mundo.
Além de aquecer o turismo e a economia local, o festival gera, em torno de si, uma série de atividades ligadas ao cinema e ao meio ambiente, agregando produtores, realizadores e divulgadores do cinema ambiental, numa enriquecedora troca de experiências.
Entre seus resultados, o Fica ajudou a criar uma cadeia produtiva de cinema em Goiás, geradora de emprego e renda, com o surgimento de diversos cursos superiores na área, empresas produtoras e cineastas de grande talento que foram formados pelo festival.