Serra de Santa Helena
Sete Lagoas | MG
+
-
Uma viagem às origens do homem.
Grutas
- Uma viagem às origens do homem.
Retiro da Serra, Sete Lagoas - MG
24 horas
Festa de Santa Cruz e Santa Helena
Em maio se realiza a tradicional Festa de Santa Cruz e Santa Helena, numa bela manifestação de fé. A tradição e resgate do folclore se fazem presente numa procissão seguida por mais de vinte guardas de congo e Moçambique da cidade e região. A procissão parte do centro da cidade, local conhecido como Casarão, às 17 horas e segue até o alto da serra, na capela, chegando por volta das 21 horas. Neste momento, todas as guardas de Congo e Moçambiques se apresentam para a Bandeira de Santa Helena, sustentada pelo presidente da comissão zeladora da Capela de Santa Helena. Após a apresentação de todas as guadas de Congo e Moçambiques finalizam-se os festejos com o levantamento da bandeira de Santa Helena, feito pelo presidente da comissão zeladora da capela, acompanhado por uma das guardas de Congo, sob os olhares dos fieis e devotos de Santa Helena.
Do alto da serra temos uma visão panorâmica de Sete Lagoas, vales, serras e cidades de seu entorno. A serra é um local de natureza exuberante com 295 hectares, sendo 40 hectares de mata nativa com reservas de fauna e flora localizada dentro do Parque da Cascata.[2]
Parque da Cascata
Dentro do parque é possível passear por trilhas arborizadas, onde a natureza permanece sem muita intervenção do homem. A prática dos mais variados esportes relacionados com a natureza também é comum na serra. Dentre eles podemos citar o mountain bike, o voo livre, a escalada, o trekking e o rapel. Além disso há uma cascata com 35 metros de queda livre.