O Parque Estadual da Pedra Branca, na Região Turística Metropolitana, protege uma exuberante floresta localizada na zona oeste do município do Rio. Está distribuído em partes de 17 bairros, entre eles: Jacarepaguá, Vargem Grande, Vargem Pequena, Recreio dos Bandeirantes, Barra de Guaratiba, Bangu e Realengo.
Com 12.393,84 hectares, trata-se de uma das maiores florestas urbanas do mundo. O Pico da Pedra Branca é o ponto culminante, a 1.024 metros de altitude, e também o mais alto da cidade.No parque é possível encontrar diversas espécies endêmicas de flora e fauna, algumas ameaçadas de extinção. Os bairros do seu entorno sediam, nos limites do parque, núcleos e postos avançados para receber os visitantes.
O Parque Estadual da Pedra Branca protege uma exuberante floresta localizada na zona oeste do município do Rio de Janeiro. Está distribuído em partes de 17 bairros, entre eles: Jacarepaguá, Vargem Grande, Vargem Pequena, Recreio dos Bandeirantes, Barra de Guaratiba, Bangu e Realengo. Com 12.393,84 hectares, trata-se de uma das maiores florestas urbanas do mundo. O Pico da Pedra Branca é o ponto culminante, a 1.024 metros de altitude, e também o mais alto da cidade, atraindo diversos visitantes.
No parque, além de belas cachoeiras e trilhas de diferentes níveis de dificuldade, é possível encontrar comunidades tradicionais que oferecem serviços aos visitantes e turistas, como visita guiada aos quilombos, café da manhã tradicional e muito mais!