Nos roteiros do Erudito ao Contemporâneo, distribuídos em quatro versões, você conhecerá cidades maravilhosas de Minas Gerais acompanhando fases distintas da arte e da cultura de nosso estado. Do Barroco passando pelo Rococó nas cidades históricas de Minas, a modernidade de Belo Horizonte e finalmente a contemporaneidade de Inhotim em Brumadinho. O roteiro do Erudito ao Contemporâneo II se inicia com visita a cidade de Belo Horizonte, onde vamos conhecer o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, mais um Patrimônio da Humanidade reconhecido pela Unesco em Minas Gerais, além da Praça do Papa e o famoso Mercado Central. No segundo dia vamos visitar duas pérolas do período colonial, Mariana e Ouro Preto. Pelas históricas ruas de Mariana vamos conhecer a linda Praça Minas Gerais e outros atrativos como a Catedral Basílica da Sé. Em Ouro Preto, que foi a primeira cidade brasileira tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, vamos conhecer atrativos como a Igreja do Pilar, uma das igrejas brasileiras que mais possuem ouro em seus altares e a Igreja de São Francisco de Assis, uma obra prima de Aleijadinho. Vamos conhecer também a Casa dos Contos e outros importantes atrativos que contam a história do nosso país, além de uma antiga mina de ouro que ajuda a entender um pouco da história da extração de ouro na região. E para finalizar visitaremos o Inhotim, um dos maiores centros de arte contemporânea das Américas. Um espaço único, que reúne um grande acervo de obras de arte de artistas nacionais e internacionais, espalhados em um grande jardim botânico com espécies raras de plantas.
Atrativos: Basílica de Nossa Senhora do Pilar; Casa de Câmara e Cadeia ;Casa do Baile ;Casa dos Contos;Museu Casa Kubitschek; Catedral Nossa Senhora da Assunção (Sé);Circuito Liberdade; Edifício Niemeyer; Espaço do Conhecimento da UFMG; Estádio Mineirão; Igreja do Carmo; Igreja do Rosário; Igreja Nossa Senhora das Mercês; Igreja Nossa Senhora do Carmo; Igreja Nossa Senhora do Rosário; Igreja São Francisco de Assis; Igreja São Pedro dos Clérigos; Igrejinha da Pampulha; Inhotim; Memorial Minas Gerais - Vale; Mercado Central; Mina de Ouro da Passagem; Mirante do Mangabeiras; MM Gerdau - Museu das Minas e do da Escola de Minas Gerais; Museu da Inconfidência; Museu de Arte da Pampulha; SESI Museu de Artes e Ofícios; Museu do Oratório; Órgão Arp Schnitger;Palácio da Liberdade; Paróquia Nossa Senhora Do Carmo; Parque das Mangabeiras; Praça da Liberdade; Praça do Papa; Praça Minas Gerais; Praça Tiradentes; Topo do Mundo.
Programação: Partindo do Aeroporto de Confins ou de Belo Horizonte o roteiro do Erudito ao Contemporâneo II se inicia com visita a cidade de Belo Horizonte, onde vamos conhecer o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, mais um Patrimônio da Humanidade reconhecido pela Unesco em Minas Gerais, além da Praça do Papa e o famoso Mercado Central. Hospedagem em Belo Horizonte. Hospedagem em Belo Horizonte No segundo dia vamos visitar duas pérolas do período colonial, Mariana e Ouro Preto. Pelas históricas ruas de Mariana vamos conhecer a linda Praça Minas Gerais e outros atrativos como a Catedral Basílica da Sé. Em Ouro Preto, que foi a primeira cidade brasileira tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, vamos conhecer atrativos como a Igreja do Pilar, uma das igrejas brasileiras que mais possuem ouro em seus altares e a Igreja de São Francisco de Assis, uma obra prima de Aleijadinho. Vamos conhecer também a Casa dos Contos e outros importantes atrativos que contam a história do nosso país, além de uma antiga mina de ouro que ajuda a entender um pouco da história da extração de ouro na região. Hospedagem em Ouro Preto. Esse dia é dedicado a visitar Inhotim em Brumadinho, um dos maiores centros de arte contemporânea das Américas. Um espaço único, que reúne um grande acervo de obras de arte de artistas nacionais e internacionais, espalhados em um grande jardim botânico com espécies raras de plantas. Hospedagem em Brumadinho. O último dia faremos mais uma visita ao Inhotim, um dos maiores centros de arte contemporânea das Américas. Um espaço único, que reúne um grande acervo de obras de arte de artistas nacionais e internacionais, espalhados em um grande jardim botânico com espécies raras de plantas. Retorno para Belo Horizonte ou Aeroporto de Confins