Volta das Transições foi especialmente idealizado para a prática de cicloturismo percorrendo alguns dos municípios da IGR Serras de Ibitipoca. O trajeto prioriza as estradinhas de terra que cortam os pequenos vilarejos entre as montanhas, atravessam os mares de morros e alcançam famosos atrativos turísticos da Zona da Mata, e sul de Minas Gerais. A região contempla a transição entre diversos ecosistemas florestais. Nos trechos mais isolados da experiência, a natureza preservada revela a biodiversidade da fauna e flora da Mata Atlântica e dos Campos Altimontanos, inseridos em um mosaico de inestimável beleza cênica.
O nome “Volta das Transições” foi escolhido em razão da região onde a vivência está inserida, sendo uma área geográfica com importantes e representativas transições de vegetação, relevo, história e cultura. As transições geofísicas, biológicas e culturais são facilmente identificadas nos diferentes trajetos, como as mudanças de clima e relevo entre os campos de altitude, mata atlântica, serras, vales e planaltos, bem como as características culturais e históricas da ocupação cafeeira, das bandeiras, do ciclo do ouro e do leite… Os caminhos e descaminhos das Minas Gerais.
A experiência permite percorrer caminhos históricos, sentir a mudança de clima e relevo, passar por vilas e povoados típicos de Minas Gerais e ter conexões entre turistas e a comunidade local.
O que você vai visitar: Parque Estadual de Ibitipoca, Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira, APA Boqueirão da Mira, Fazenda Santa Clara, Cachoeira e cânion Boqueirão da Mira, Cachoeira dos Meireles, Cachoeira Santa Clara, Rio Preto, Cachoeira do Cedro, Rio Grande, Canion do Rio Grande, Corte Fundo, Cachoeiras do Palmital, Campos Altimontanos, Gruta do Funil, Centro Histórico das cidades, Vale do Rio do Peixe entre outros.